Quem sou eu

Minha foto
Olá, sou brasileiro e moro na divisa do Estado de São Paulo com Minas Gerais, exatamente na curva do Rio Grande e numa volta de seu grande lago, na cidade turística de Guaraci de onde escrevo esse Blog. Sou formado em agronomia e nasci em 1952

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Peito de Frango com Legumes e Batata Palha

Rendimento:
6 porções
Tempo de Preparo:
1:30 hora
Grau de dificuldade:
Moderado


Ingredientes
Para lavar o peito:
- 2 colheres de vinagre para cada litro de água;
- 1 limão;
..........................

- 1 ½ Kg de peito de frango – 2 peitos médios;
- 2 dentes de alho com pele cortados ao meio;
- 2 tabletes de caldo de galinha;

- 1 cebola média, cortada em rodelas;
- 1 folha de louro;
- 1 xícara de óleo;

- 200g de cenoura em rodelas e cozidas;
- 200g de batata cortada em cubos e cozidas;
- 2 colheres de sopa bem cheia de manteiga ou margarina;
- 3 colheres de sopa de farinha de trigo peneirada;
- 2 copos de leite;
- 1 xícara de queijo prato ralado no ralo grosso;
- 1 colher de sobremesa de páprica picante;
- 1 dente de alho amassado;
- sal a gosto;
- 4 colheres de sopa de creme de leite;
Cobertura:
- batata palha a gosto;
Preparo dos peitos de frango
1. Deixar o peito de molho por 15 minutos em um recipiente com água e vinagre. Lavar. Esfregar metade de um limão e lavar novamente.





2. Cozinhar o peito com o caldo de galinha, o louro e o alho com pele, até que o frango amoleça bem, tomando o cuidado de retirar a espuma que se forma no caldo, conforme ferve.



Retire o frango do caldo e reserve. Deixe 1 copo deste caldo concentrar no fogo alto, até que se a reduza ¾ de copo. Reserve.

3. Temperar o óleo: Numa panela colocar o óleo suficiente dourar o frango. Doure primeiro a cebola até que comece a escurecer. Retire as cebolas e despreze. Neste mesmo óleo, dourar o alho até que comece a soltar o seu cheiro característico. Retire o alho e despreze.

4. Dourar bem e aos poucos as lascas do peito nesse óleo temperado. Reserve.
5. Preparo do Roux (pronuncia-se ‘ru’; é um espessante e base para molhos como o bechamel, o branco, o velouté e outros). O roux é importante na culinária e sempre vale muito porque incorpora sabor, enriquecendo os pratos que lhe cabem bem.



Atente porque você vai trabalhar com duas chamas ao mesmo tempo.
Utensílios: 1 frigideira pequena e uma panela grande. Uso uma panela de 24 cm de diâmetro com capacidade de 3,4 Litros.
Deixe o leite e o caldo do frango próximo ao fogão;
Na frigideira, fogo alto, esquente bem a farinha pura, porém sem deixar queimá-la. Ao mesmo tempo, na panela, derreta a manteiga ou a margarina em fogo baixo. Adicione metade da farinha aquecida, distribuindo-a por igual na panela. Mexa continua e vigorosamente para não empelotar. Acrescente a outra metade restante, mexendo sempre. Despeje um pouco do leite e continue mexendo até ficar liso. Adicione o restante do leite e por último o caldo reduzido e continue mexendo. Tempere o creme com sal e a páprica picante, misturando tudo. Novamente fogo alto para levantar fervura e engrossar um pouco o caldo (cerca de ¼), desligue o fogo antes do ponto de pasta. Prove e corrija o sal. O Roux temperado está pronto. Adicione a ele a batata cozida em cubos, a cenoura, o alho amassado e o queijo prato ralado, mexendo com cuidado. Depois de amornado incorpore o creme de leite.

6. Montagem:



Unte a forma. Forre com o frango lascado. Distribua por igual o creme com legumes e leve ao forno para gratinar por 20 a 30 minutos. Por fim espalhe a batata palha por cima e leve à mesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário