terça-feira, 13 de abril de 2010

Receita de Charutos de Repolho


Tempo de preparo: 1:30 hs.
Grau de dificuldade: Fácil a Moderado
Rendimento: 6 porções



Ingredientes para o recheio:

- 2 colheres de azeite;
- ½ kg de patinho moído 2 vezes;
- 1 copo de arroz;
- 3 tomates maduros, sem semente e bem picados;
- 1 tablete de caldo de galinha;
- uma colher de sobremesa de pimenta síria;
- sal a gosto;

Modo de fazer o recheio:

Lave o arroz e deixe de molho em água quente por aprox. 20 minutos. Obs.: Isso é importante para que o arroz cresça um pouco na água e não fique espremido e mal cozido dentro do charuto.

Dissolva o tablete de caldo de galinha em 1/2 litro d'água, adicione 2 colheres no recheio e reserve o restante para misturar na água de cozimento.

Faça uma mistura homogênia da carne com o arroz, sem amassar muito. Incorpore os pedaços de tomate, o azeite e tempere com sal, pimenta síria e o caldo de galinha. Prove e acerte o sal.

Ingredientes para a montagem do charuto:

- 1 repolho médio de aprox.~ 1 Kg – para 25 a 30 charutos;
Escolha bem o repolho. Descarte as primeiras folhas, velhas, furadas, endurecidas ou sujas;
- 1 cebola média (caso goste);
- 1 cabeça de alho, com os dentes inteiros e só com a pele;
- sal a gosto;
- pimenta-do-reino a gosto;
- 4 colheres de hortelã bem picada;
- 3 tomates grandes em rodelas e sem sementes;
- 4 colheres (sopa) de azeite;
- suco de 3 limões;







Modo de enrolar os charutos:
Lave o repolho. Retire 4 cm de miolo com a ponta da faca. Coloque a cabeça inteira dentro de uma panela de grande, com água e fervente, virando de vez em quando, conforme as folhas vão amolecendo.
Tempo total para o preparo das folhas: aprox.~ 15 minutos.

Siga retirando as folhas amolecidas e retornando a cabeça para panela. Vá retirando e escorrendo. Corte as folhas maiores em duas partes, pela nervura. Depois, elimine as nervuras. Aproveite as folhas menores do final do repolho sem dividi-las.
Tempo total para amolecer as folhas: aprox.~15 minutos.




Usar aprox.~ 1 colher de sopa bem cheia + uma outra rasa de recheio por charuto, de acordo com o tamanho das folhas. As últimas folhas, menores, levam menos recheio. Enrole as folhas com o recheio, formando o charuto, sem dobrar as beiradas para dentro, como se faz com folhas de parreira de uva.
Tempo para rechear: aprox.~ 20 minutos.





Montagem:
Forre uma panela grande (3 ou mais litros) com os tomates em rodela e adicione duas colheres de azeite. Dissolva um tablete de caldo de galinha em meio copo de água fervente e acrescente. Monte a primeira camada de charutos. Por cima, salteie 2 a 3 dentes de alho, algumas rodelas de tomate e cebola. Esprema um fio de suco de limão, espalhe um fio de azeite, um pouco hortelã picada e uma pitada de pimenta síria. Siga deste modo até que termine os charutos.
Por cima, regue bem com azeite e esprema o restante do limão. Lembre-se que o limão é essencial para amenizar o gosto do repolho. Por cima de tudo, coloque um prato vazio virado para baixo, para evitar que os charutos bóiem na água. Acrescente por último a água para o cozimento, até que cubra e passe aprox.~ um dedo, a última camada de charutos.
Tempo de cozimento: aprox.~ 30 a 40 minutos.








Obs.: Os charutos com folhas de uva têm receita diferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário