quinta-feira, 15 de abril de 2010

Torta de Atum e Brócolis



Tempo de preparo: 2:00 hs.
Grau de dificuldade: Moderado
Rendimento: 8 porções




Escolha a massa:
Massa 01
- para tortas salgadas (fácil de fazer)
Ingredientes:
- 1 Kg de farinha de trigo;
- 1 Pacote de gordura vegetal na temperatura ambiente;
- 1 Garrafa média de guaraná.
- 2 gemas para pincelar;

Rendimento: 2 assadeiras médias.

Modo de fazer: Em uma tigela, corte a gordura vegetal em pedaços e mistura com a farinha. Adicione o guaraná e amasse bem.
Obs.: Como esta receita rende 2 formas, você pode congelar a outra metade por dois meses (embrulhada em filme plástico ou em papel alumínio).

Massa 02 – para tortas salgadas (mais leve):
- 1 tablete de margarina (200 g.);
- 1 pitada de sal;
- 1 colher rasa de pó Royal;
- 12 colheres de óleo;
- 20 colheres de leite;
- Farinha de trigo até o ponto (cerca de ½ Kg);
- 2 gemas para pincelar;

Rendimento: 01 assadeira média.

Modo de fazer: Misture os ingredientes adicionando a farinha aos poucos. Amasse bem, mas não sove a massa. Trabalhe com as pontas dos dedos. Controle a quantidade de farinha para não deixar a massa muito dura. Ela deve ficar lisa e elástica.

...........................................................................

TORTA CLÁSSICA DE ATUM

Ingredientes:
- 1/2 maço de brócolis - utilize somente as inflorescências e talos finos - cozidos; ou use brócolis congelados (350 a 400g);
- 250 gramas de cenouras cozidas;
- 01 xícara de queijo prato, ralado no ralo grosso;
- 250 gramas de cogumelos;
- 02 latas de atum sólido, escorridas;
- 01 colher bem cheia de manteiga ou margarina de boa
qualidade;
- 01 colher bem cheia + meia colher rasa de farinha de trigo;
- 02 ¼ xícaras de leite (450 ml);
- 01 gema, peneirada e batida com uma colher de chá de água;
- Sal a gosto.
- Páprica picante a gosto. Sugestão: uma colher de sobremesa.







Preparo dos principais ingredientes:- Brócolis frescos: Descarte as folhas e os talos mais grossos. Corte os cachos das inflorescências e os talos mais finos em pequenos pedaços de aprox.~ 3 cm, e cozinhe-os ‘ao dente’;
Ou, brócolis congelados: Coloque-os em água fervente por 4 a 5 minutos e corte-os em pedaços de aprox.~ 3 cm;
– Cenouras: Raspe as cenouras, corte-as em rodelas de aprox.~ ½ cm e cozinhe até o ponto ‘ao dente’;
– Queijo Prato: No ralo mais grosso passe o queijo prato até completar o volume de uma xícara;
– Atum: Escorra o óleo das latas de atum, coloque num prato e reserve;
– Champinhons: Corte os cogumelos ao meio, lave-os e escorra. Em uma frigideira, esquente uma ponta de colher de margarina, doure os champinhons até que soltem um pouco de sua água e comecem a “chiar” quando mexidos, reserve;
– Margarina: Deixe a margarina na temperatura ambiente para amolecer, ou use o microondas – descongelar 45 segundos;

Preparo do roux:Utensílios: 1 frigideira pequena e uma panela grande. Uso uma panela de 24 cm de diâmetro com capacidade de 3,4 Litros.
Deixe o leite próximo ao fogão;
Na frigideira, fogo alto, esquente bem a farinha pura, porém sem deixar queimá-la. Ao mesmo tempo, na panela, derreta a manteiga ou a margarina em fogo baixo. Adicione metade da farinha aquecida, distribuindo-a por igual na panela. Mexa continua e vigorosamente para não empelotar. Acrescente a outra metade restante, mexendo sempre. Despeje um pouco do leite e continue mexendo até ficar liso. Adicione o restante do leite, tempere com sal e a páprica picante, misturando tudo.
Novamente fogo alto para levantar fervura e engrossar um pouco o molho até que fique espesso. Desligue o fogo.
Prove e corrija o sal.



Preparo do recheio:Nesta mesma panela, adicione os brócolis picados, a cenoura, os champinhons, o atum, mexendo cuidadosamente para não desmanchar os ingredientes. Por último, acrescente o queijo prato e mexa de vagar até derreter o queijo. Desligue o fogo.

Montagem da forma:Unte a forma. Divida a massa, 60% para fundo e 40% para tampa. Usando o rolo de macarrão abra a massa entre dois plásticos, em movimentos circulares do centro para as bordas, seguindo a forma e o tamanho do recipiente escolhido. Coloque a massa aberta com cuidado sobre o rolo e transfira para a forma. Forre todo o fundo até as bordas ajustando com as mãos. Deixe sobrar uns 2 cm nas bordas. Com um garfo, faça furos de 3 em 3 cm, em todo o fundo da assadeira, inclusive nos cantos.

Despeje o recheio da panela na forma preparada, distribuindo-o por igual. Nivele com uma colher. Abra o restante da massa e tampe a forma. Faça alguns furos na tampa. Pincele toda a tampa com as gemas batidas e passadas pela peneirinha. Asse por 30 a 35 minutos, ou até que a massa esteja dourada. Cuidado para não queimar o fundo da massa.

Bon Appetito! (italiano)






...................................................................

Por que esse nome de 'TORTA'?Seria a torta uma massa disforme? Não. A palavra "torta" vem do latim tardio, segundo o dicionário Aurélio, significando pão redondo. Na língua italiana a palavra torta significa bolo.

Opções de recheios para torta
A torta salgada é um prato bastante apreciado. Existe uma enorme variação de tortas e de massas para tortas. Há massas, doces ou salgadas, batidas no liquidificador, massa folheada, massa podre, massa com ovos/sem ovos, com queijo/sem queijo, com fubá, com farinha de mandioca, com fermento em pó ou fresco, farinha de biscoito, etc.
As receitas de torta salgada possuem a característica de você poder prepará-las com grande diversidade de recheios e de massas. Quanto à variedade de recheios, a mais usada é sem dúvida a de frango com legumes. Mas, usam-se praticamente tudo, inclusive torta das sobras de geladeira. Ver a diversidade das receitas de torta na internet é bom porque é uma das maneiras para você encontrar a receita que mais aguça seus sentidos no dia. É um modo de encontrar a torta você está querendo preparar. Pesquise em sites especializados.
Apesar da variedade de opções, existem ingredientes que combinam melhor entre si e que são tradicionalmente mais usados. E você também pode criar sua própria torta a partir dos ingredientes que mais gosta. A primeira coisa a definir são os legumes (batata, cenoura, vagem, ervilhas, tomate, seleta de legumes congelados, etc.) e/ou verduras (espinafre, chicória, escarola, rúcula) depois a carne (frango desfiado, filé de frango desfiado, carne de boi moída ou em pequenos pedaços, carne de carneiro em pequenos pedaços, carne seca desfiada, lingüiças, salsichas, etc.) ou o peixe (bacalhau desfiado, bacalhau lascado, atum, salmão, pescada branca, camarão, etc.) e por fim os frios (queijo e presunto, etc.) e os temperos. Também há tortas de um só ingrediente principal, com os devidos temperos e acréscimos de queijos.

Um exemplo de boa combinação é a torta grega Spanakopita
à base de espinafre:


Ingredientes
 2 colheres (sopa) de azeite
 1 maço de espinafre lavado e escorrido
 6 ramos de cebolinha verde cortada em rodelas
 250g de queijo minas amassado
 3 ovos ligeiramente batidos
 2 colheres (sopa) de salsa picada
 pimenta do reino e noz moscada a gosto
 1 pacote de massa folhada (300g)
 manteiga para untar
 1 ovo batido para pincelar


Modo de preparo
Em uma panela aqueça o azeite e refogue o espinafre com a cebolinha. Junte o queijo, os ovos, a salsa, a pimenta do reino e noz moscada a gosto. Misture bem. Abra a massa folhada, seguindo as instruções do fabricante. Forre o fundo e as laterais de um recipiente refratário médio (20 x 30 cm) untado, com metade da massa e distribua o recheio de espinafre. Cubra com a outra metade da massa e pincele com o ovo batido. Pressione as beiradas com garfo e asse em forno médio-alto (200ºC) por cerca de 30 minutos ou até que a superfície esteja dourada. Sirva quente ou fria.

(postado por Tiago Mesquita)
Rendimento
6 porções
http://www.vivaviver.com.br/gastronomia/spanakopita_toda_riqueza_do_espinafre_numa_torta_genuinamente_grega/203/ .
..................................................................

Outros recheios, veja no site – pt.petitchef:
RECHEIO CREMOSO DE LINGUIÇA

.5 gomos de linguiça (tipo de churrasco) picada
Tire aquela pelinha e use somente a carne
.3 cebolas cortada grosseiramente
.2 colheres (sopa) óleo
.1 colher (sopa) azeite
.2 xícaras (cha) requeijão cremoso

Frite a linguiça, cebola, óleo até dourar, misturecom os demais ingredientes, prepare a massa básica para torta salgada e despeje em uma forma untada e enfarinhada, espalhe a metade da massa, coloque o recheio e cubra com a massa restante. Leve ao forno médio +- 40 minutos ou até q comece a dourar.


RECHEIO DE ATUM

.3 latas de atum em conserva escorrido
.4 tomates cortados sem semente
.1 xícara (sopa) requeijão cremoso
.Azeitonas picadinhas à gosto
.Sal, pimenta a gosto

É só misturar e fazer do mesmo jeitinho da outra receita. Se você preferir use no lugar do atum , sardinha em lata em conserva


RECHEIO DE PALMITO

.3 colheres ( sopa ) azeite
.1 cebola picadinha
.1 xícara (cha ) azeitona picadinha
.1 lata de palmito escorrido e picado
.Sal e pimenta a gosto
.1 colher (sopa) salsa picadinha
.1 colher (sopa) maizena
.1 xícara (cha) leite
.1 lata de creme de leite

Refogue o azeite, cebola, azeitona, palmito, e sal e pimenta,por 10 minutos, adicione a salsa e a maizena dissolvida no leite, mexer até engrossar, retire do fogo e acrescente o creme de leite e deixe esfriar.
A montagem é a mesma das outras .

http://pt.petitchef.com/receitas/recheios-para-torta-salgada-fid-715267



E você tem a sua receita de torta?
Descreva aqui em baixo nos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário