Quem sou eu

Minha foto
Olá, sou brasileiro e moro na divisa do Estado de São Paulo com Minas Gerais, exatamente na curva do Rio Grande e numa volta de seu grande lago, na cidade turística de Guaraci de onde escrevo esse Blog. Sou formado em agronomia e nasci em 1952

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Antigas histórias de Guaraci



Fotomontagem: Guaraci nos anos 50. Rua Washington Correa da Silva, esquina com a praça municipal.


A vida nessa época era mais simples. Porém, era mais dura e difícil. A iluminação pública era recente na cidade. Não havia muitos recursos, os antibióticos, eram raros. A comunicação por TV era recente. As notícias eram ouvidas através do rádio. A educação escolar findava ainda no primário, até 1957. Toda e qualquer espécie de doença era muito preocupante. As pessoas eram muito pouco informadas e por isso, contavam-se muitos ‘causos’, recheados de mentiras que se espalhavam facilmente.

Note na foto acima que era comum, homens e rapazes usarem ternos durante o dia. Eu nasci em 1952, mas ainda me lembro do Sr. Simpliciano de Lima, sempre vestido de terno branco, impecável, e ele conservou esse hábito por toda sua vida.

Conta-se que:
A fama de ‘Zico da Toreira’ por toda a pequena Guaraci era a de um grande gozador. Mas, era admirado e querido pela população.
Numa manhã de domingo, sentavam-se num banco da praça um grupo de pessoas formando uma rodinha de bate-papo. Ao avistarem de longe o ‘Zico da Toreira’, caminhando no sentido de cruzar a praça, todos olharam, e um deles comentou a oportunidade: - Vamos pregar uma peça nele. Vamos ver qual mentira ele vai nos contar hoje!



Quando Zico se aproximou e viu o grupo de pessoas, já foi logo adiantando:
- Isso não é hora de brincadeira, gente. O caso aqui é muito sério.

- Mas, o que foi Zico? Perguntaram-lhe.

- Tenho que comprar um remédio urgente para o Zé Lima, porque ele está muito mal e corre perigo de vida! E seguiu apressadamente em direção à farmácia, sem dar mais atenção ao grupo.

Como Zé Lima era muito amigo de todos e nessa época havia um medo terrível por doenças, o grupo saiu às pressas, direto para a casa do Lima, pra saber o que estava acontecendo.

Lá chegando, eles se surpreenderam ao ver que o Lima carpia tranquilamente seu quintal, assoviando.

Foi aí então, que um dos integrantes do grupo, olhou para os outros e disse:

- Ora! Pessoal! Vamos concordar, o ‘Zico da Toreira’ mente como ninguém!

2 comentários:

  1. Sou Diney Santos e tenho uma sugestão...fui criado em Guaraci até meus 9 anos,os moradores mais antigos da cidade podiam se reunir e juntar fotos antiga da cidade,dos moradores e tipo fazer uma exposição...hoje mesmo encontrei fotos antigas,muito legal ver como era a cidade,saber quee a cidade tinha um time de futebol "Guaraci Clube"...Por Favor façam a reunião desses arquivos em uma exposição,farei questão de sair da cidade que moro atualmente pra ve-la...agradeço a atenção...Descobri muita história da cidade nesse blog.

    dineysantos@r7.com

    ResponderExcluir
  2. Meu nome é Gilberto Muniz, filho de Querino Muniz e neto de Sebastião josé Muniz.Gostaria de informações da família de mesmo sobrenome, visto que irmã de meu avô deixou família nesta cidade. sou nascido em Olímpia, no ano de 1958, e sabemos que temos primos em Guaraci. gostaria de contatos para juntarmos informações sobre a família.

    ResponderExcluir