Quem sou eu

Minha foto
Olá, sou brasileiro e moro na divisa do Estado de São Paulo com Minas Gerais, exatamente na curva do Rio Grande e numa volta de seu grande lago, na cidade turística de Guaraci de onde escrevo esse Blog. Sou formado em agronomia e nasci em 1952

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Moqueca de Peixe

Prato da culinária brasileira, a receita de moqueca é bem fácil e rápida de se fazer. É um belo e saudável prato, de encher os olhos e dar água na boca. Basta montar os ingredientes numa panela e não mexer mais - fica pronto em 20 minutos.

No preparo do caldo de peixe, cuidado com a água. O peixe deve ser cozido na própria água que solta, na água dos tomates e da cebola. Normalmente um tablete de caldo é dissolvido em meio litro de água, mas no caso da moqueca, dissolve-se meio tablete em 100 ml de água (meio copo), para não correr o risco de o molho ficar aguado.

Não se recomenda usar alho porque tira o sabor do peixe. Para reforçar o sabor deste cozido use o tempero ‘açafrão-da-terra’ (cúrcuma).

Peixes

Dê preferência para os peixes de consistência mais firme. Use filés de badejo ou abadejo, pescada amarela ou postas de cação.

Badejo ou Abadejo? Alguns dizem que são a mesma coisa, mas não são. Dizem isso por que são nomes populares e são semelhantes na aparência depois de limpos, mas o sabor e a consistência são diferentes.

O badejo é pescado na costa brasileira, é mais firme e um pouco mais caro que o abadejo que é importado, normalmente vindo da Argentina, tem preço menor e é menos firme. Essas informações estão no blog do peco: Na verdade os dois nomes designam de forma popular, diversos peixes. Também conhecido como Badejo Ferro, Badejo Branco, Badejo Mira e Serigado, são nomes comuns dados às seguintes espécies de peixes: Acanthistius brasilianus (Cuvier 1828), Epinephelus adscennsionis (Osbeck, 1765), Alphestes afer ( Bloch, 1793), Merlangius merlangus ( Linneaus, 1758), Mycteroperca bonaci ( Poey, 1869), Mycteroperca fusca ( Lowe, 1836), Mycteroperca interstialis ( Poey, 1860), e vários outros. O que importa mesmo, é que esse peixe é muito saboroso.

Veja mais: digite no Google badejo wikipedia ou clique neste link:

http://blogdopeco.blogspot.com/2010/03/badejo-ou-abadejo.html

____________________________________

Nesta receita usei: postas de cação.

Ingredientes

- 800 g de peixe;

- 4 tomates graúdos e maduros, sem semente, cortados em rodelas;

- 1 cebola grande, cortada em rodelas;

- 1 pimentão amarelo, cortado em rodelas;

- 1 pimentão vermelho, cortado em rodelas;

- 1 colher de chá de açafrão-da-terra;

- 2 limões para temperar o peixe;

- 1/2 vidro de leite de coco ou 100ml;

- ½ tablete de caldo de peixe dissolvido em meio copo de água;

- Sal a gosto;

Modo de preparo:

Tempere o peixe com sal, pimenta e limão. Deixe descansar por pelo menos 20 minutos para pegar gosto.

Postas de cação temperadas

Pimentões em rodelas

Tomates e cebola em rodelas
 

Em uma panela de fundo largo, arrume metade das rodelas dos tomates, dos pimentões, das rodelas de cebola e acomode metade das postas ou filés de peixe. Repita o mesmo passo com a outra metade desses ingredientes. Uma vez montado, não é preciso mexer mais dentro da panela.


Montagem na panela

Despeje por cima, o caldo do peixe. Cozinhe em fogo médio, com a panela tampada por mais ou menos 15 minutos. Destampe a panela, acrescente o leite de coco e deixe ferver por mais 5 minutos. Confira com o garfo o ponto de cozimento do peixe, que deve estar cozido, mas firme. Prove do sal.
Sirva com arroz branco.

Rendimento: 4 porções.


Obs.:
Está difícil de encontrar Caldo de Peixe pronto, encontrei este no
supermercado Pão de Açúcar, muito bom.

Caixinha de caldo de peixe

Saboreie à vontade porque peixe cozido é de baixa caloria.
Bom apetite!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário