Veja o exemplo abaixo:

As telas de fundo branco com grade em preto, (retirei as cores) parecem, à primeira vista, que se acomodam bem, em qualquer uma das quatro posições do quadro. Mas, olhando com mais atenção, as posições 3 e 4 são mais aceitáveis pelo olhar intuitivo. A linha horizontal, nestas duas posições, forma na base do quadro, blocos que nos deixa perceber algo parecido com um horizonte. Há um relativo ‘peso’ na base, que o olho aceita como mais harmonioso. As posições 1 e 2, ao contrário, estão em forma de ‘L’, que parecem invertidos, considerando que ficaram sem o sentido de base. O quadrado maior voltado para baixo fica sem nenhum elemento para sustentá-lo.
Quando olhamos para o quadro com suas cores, ele parece nos convidar intuitivamente, a procurarmos pela melhor posição, para fixá-lo na parede.

Posição 1. O quadro parece invertido e mais ‘pesado’ do lado esquerdo.

Posição 2. O quadro parece invertido e mais ‘pesado’ do lado direito.

Posição 3. Parece melhor, mas ainda sem o devido balanço na base. Os blocos, amarelo e azul, não se equilibram com o grande bloco vermelho, à esquerda. O bloco vermelho parece sem sustentação no lado inferior esquerdo da tela. O bloco azul da base, em diagonal com o vermelho, dá suporte aos blocos da coluna vertical onde está o amarelo. O bloco azul em relação ao bloco vermelho dá mais impressão de giro do que de suporte.

Assim, o quadro parece perfeito. A base formada pelos blocos azul e amarelo, nesta posição, é mais solidamente visível, nesta posição do quadro. E esta base dá suporte ao ‘peso’ do bloco vermelho.
Veja agora os quatros lados juntos:

Se você observou bem, a posição 4, é a posição que se acomoda melhor ao olhar intuitivo, e é esta a posição em que a tela foi pintada.
Veja agora a tela sem a grade de linhas pretas:

Retirando a força das linhas pretas que conduzia o olhar, horizontal e verticalmente, os blocos parecem perder o ‘peso’ da base. Assim, as quatro posições parecem aceitáveis, embora a posição 2 se apresente mais harmoniosa, porque, nesta posição, o bloco amarelo está na horizontal e na base. Na posição 4, o pequeno bloco amarelo, não encostando no bloco vermelho, deixa o conjunto desarmônico, porque não sustenta o ‘peso’ do bloco vermelho que pede para se juntar ao amarelo.
Vejamos agora a tela com o bloco amarelo alongado:

Alongando artificialmente o bloco amarelo até que encostá-lo no vermelho, todas as quatro posições parecem bem. Note também que a ausência da grade deixa a composição empobrecida.
“O olho é a janela do corpo humano pela qual ele abre os caminhos e se deleita com a beleza do mundo”.
Leonardo Da Vinci (1452-1519)
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